>>>Equipe do LASC e Dr. G. Hughes estudam técnica de controle para projeto financiado pela NASA

27/07/2017 21:22

O LASC firmou parceria com o Dr. Gary Hughes (CalPoly, EUA) para o desenvolvimento de técnica de controle para um experimento em voo com cubesats, associado a projeto financiado pelo programa NASA Innovative Advanced Concepts. Como o próprio nome indica, tal programa patrocina ideias inovadoras para exploração espacial.

No projeto em questão, intitulado Molecular Composition Analysis of Distant Targets, estuda-se a utilização de laser de alta potência para estudo de composição química de asteróides. A ideia é que, com um disparo de um feixe de alta densidade de potência, o ponto atingido se vaporize, permitindo a medição de sua composição química por espectrometria. Além desse objetivo primário, planeja-se também o estudo da técnica para fins de propulsão espacial e mudança de órbita de asteroides.

Uma das etapas do projeto prevê o ensaio da técnica em voo com uso de dois cubesats. Um deles seria o emissor de luz laser e sensor espectroscópico, enquanto o outro emularia um asteróide atingido pelo respectivo feixe. O projeto do sistema de controle para o experimento acima não é simples, pois demanda não só o controle da dinâmica de voo de cada um dos cubesats individualmente, mas também o sincronismo e perfeito posicionamento entre eles. A equipe do LASC embarca neste desafio, promovendo uma nova e importante frente de trabalho para os estudantes envolvidos!